192.168.1.1: O INTERNET PROTOCOL PADRAO

Este endereço de IP é considerado o IP padrão, usado por equipamentos de gateway de rede doméstica bem como roteadores de banda larga. Você pode usá-lo para configurar o seu roteador ou alterar configurações já presente no equipamento, sedo também útil para computadores comerciais em rede.

Em uma situação na qual se esquece ou perde o login, fica difícil de se acessar o painel de configuração de um modem ou roteador, que dá o acesso para viabilizar a internet e a outros ajustes tornando complicada a tarefa de configuração.

Nesse caso, entra em cena o tão falado (entre os profissionais de TI) IP 192.168.1.1. Com ele, é possível proceder às configurações e reparos mesmo que o acesso esteja indisponível.

Estando o seu roteador conectado a um PC, você abre um navegador insere esse IP e, por conseguinte será exibida uma tela, onde se visualiza uma caixa de diálogo em que se deve inserir o admin tanto no campo de nome de usuário como no campo de senha ( Lembre-se de sempre alterar a senha do admin, caso contrário qualquer pessoa poderá fazer login nele!)

Há casos onde o acesso padrão deve ser feito usando os dados presentes na etiqueta do aparelho, observe que esses dados devem ser copiados exatamente do modo que se encontram nessa etiqueta, respeitando as letras maiúsculas e minúsculas

A FREQUÊNCIA DE USO DO 192.168.,1.1

Geralmente os usuários comuns que se valem desse tipo de acesso padrão, diferentemente dos profissionais em informática que sabem que esse tipo de configuração tem riscos consideráveis. Recomenda se que os roteadores possuam um login personalizado, que permita o acesso apenas do proprietário do equipamento e outros que sejam de sua confiança.

Embora a segurança de modo de acesso não seja segura, o roteador sempre permite que seja elaborado um login de emergência. Dessa forma, os utilizadores do roteador têm acesso ao painel sempre que precisarem sem necessariamente possuir uma senha própria.

Existem determinados roteadores onde somente é permitido o uso do admin, e como dito anteriormente, essa palavra deve ser inserida tanto no nome do usuário quanto na senha.

Recomendo sempre seu usar esse recurso do admin toda vez que se tentar o acesso padrão e ele não funcionar. Não podemos deixar de mencionar que o navegador utilizado também influencia. Assim, deve-se usar aquele que ofereça melhor segurança e seja mais fácil de se navegar, o Google Chrome é um dos que podem ser recomendados, por se encaixar nesses quesitos.

REPERCUSSÕES EM SEU PC:

Como já dissemos, o uso do acesso padrão reduz a segurança, do seu PC, bem como ele pode ser capaz de travar um ou outro dispositivo móvel, pois ele faz com que os navegadores fiquem lento e pesado. E é basicamente essas coisas que mencionei que farão com que o acesso padrão possa vir a ter uma repercussão negativa em seu computador, embora não necessariamente.

Pode também ocorrer que um antivírus de algum dispositivo aponte seu Wi-ficomo potencialmente perigoso, pelo fato de você tem o costume de ficar alterando configurações pelo acesso padrão, e realmente isso pode permitir que hackers se aproveitem disso para visualizarem o que bem entendem.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *